Sobre a BVS Odontologia Brasil

  • Sobre a BVS Odontologia

    Apresenta breve histórico da BVS Odontologia.

    Em cumprimento à Declaração San José - Rumo ao Acesso Equitativo à Informação em Saúde - em San José, Costa Rica, em 1998, a Biblioteca Virtual em Saúde na área de Odontologia se une ao compromisso do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação na Área de Ciências da Saúde (BIREME), para a construção da grande biblioteca virtual em saúde envolvendo o Brasil e os países da América Latina para assegurar o acesso equitativo e universal à informação.

    A BVS Odontologia, em consonância com os parâmetros estabelecidos pela BIREME, será um marco para o desenvolvimento de profissionais na área odontológica, tanto àqueles vinculados à atividades acadêmicas quanto àqueles que têm interesse na educação continuada como forma de aprimoramento pessoal. Os usuários da área de Odontologia terão acesso aos diversos recursos de informação disponíveis nacional e internacionalmente, utilizando-se da Rede Mundial Internet para efetivá-lo.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Comitê Consultivo

    Instituições do Comitê Consultivo

  • Matriz de Responsabilidades

    A Matriz de Responsabilidades faz parte do plano de desenvolvimento da BVS e indica, para cada fonte de informação da BVS, qual a instituição coordenadora e quais as cooperantes. Para isso, deverão ser detalhados os projetos específicos para uma ou mais fontes de informação, facilitando sua implantação descentralizada.

    A Matriz de Responsabilidades faz parte do plano de desenvolvimento da BVS e indica, para cada fonte de informação da BVS, qual a instituição coordenadora e quais as cooperantes. Para isso, deverão ser detalhados os projetos específicos para uma ou mais fontes de informação, facilitando sua implantação descentralizada.

    Acesse a Matriz

    [ ← Show Excerpt ]
  • Atas de Reuniões

    Disponibiliza as atas de Reuniões realizadas pelo Comitê Consultivo e Reuniões técnica.

  • Critérios de Seleção para a Base de Dados BBO

    Documento que orienta e descreve os Critérios de Seleção para a Base de Dados BBO.

    A base de dados Bibliografia Brasileira de Odontologia - BBO compreende a literatura relativa à área de odontologia produzida por autores nacionais

    Os * critérios para seleção de títulos de periódicos para a base de dados BBO, incluem periódicos publicados em papel e em formato eletrônico.

    1. Responsabilidade e processo de seleção de títulos 

    Cabe ao Centro Coordenador do Sistema de Informação Especializada em Odontologia (SIEO) ser responsável pela seleção de títulos de periódicos nacionais. Tendo este um Comitê de Seleção para seleção de novos títulos.
    São considerados para indexação na base de dados BBO, os periódicos científicos nacionais da área, de Odontologia, desde que possuam os padrões básicos de uma publicação científica.

    2. Conteúdo
    O mérito científico de um periódico é o principal fator para a seleção de um novo título. Para sua avaliação são considerados os seguintes fatores de qualidade: validade, importância, originalidade do tema, contribuição para a área temática em questão e estrutura do trabalho científico. A publicação de um número significativo de artigos originais é muito importante para a seleção de um título. Os periódicos científicos devem publicar predominantemente contribuições originais resultantes de pesquisa científica e/ou significativas para a área de Odontologia. Este item será analisado por um integrante do Comitê de Seleção de Revistas para a Base de Dados BBO.

    2.1. Não serão indexados

    • Periódicos que publicam basicamente artigos traduzidos ou apresentados em outros periódicos, relatórios de atividades de sociedades  ou associações científicas, resumos, notícias e recensões;
    • Boletins de notícias ou publicações dirigidas a temas organizacionais e informativos;
    • Periódicos de caráter comercial.

    3. Revisão por pares
    c

    4. Comitê Editorial

    O periódico deve possuir um Comitê Editorial reconhecidamente idôneo. A composição do Comitê Editorial deve ser pública e seus integrantes devem ser especialistas com experiência reconhecida na área de Odontologia. Sugere-se a indicação da Instituição de origem dos membros do comitê bem como o Estado e o País a que pertencem.

    5. Regularidade/Pontualidade da Publicação
    A regularidade de publicação é um dos critérios obrigatórios no processo de avaliação. Para ser selecionado para a base de dados BBO, o periódico deve aparecer pontualmente de acordo com a periodicidade estabelecida, isto é, um periódico trimestral deve ser publicado 4 vezes ao ano; um semestral, 2 vezes, e assim por diante.

    6. Periodicidade
    A periodicidade é um indicador do fluxo da produção científica da área de odontologia, recomenda-se que o periódico seja trimestral ou quadrimestral.

    7. Tempo da publicação
    Os periódicos devem ter pelo menos 4 (quatro) números publicados para ser considerado para avaliação.

    8. Normalização
    Os periódicos devem:

    •    Especificar a(s) norma(s) seguida(s) para a apresentação de seus originais;
    •    Demonstrar estruturação dos textos e referências, de modo que seja possível a avaliação da obediência à normalização proposta;
    •    Possuir formato de apresentação compatível com as normas para publicações de artigos científicos;
    •    Conter resumos e descritores dos trabalhos no idioma do texto e em inglês. Recomenda-se o uso do DeCS - Descritores em Ciências da Saúde para seleção de descritores;
    •    Ter registro de ISSN (International Standard Serial Number);
    •    Apresentar a data de recebimento e aceite dos artigos.

    9. Envio de periódicos para seleção
    Para análise de um novo título, é necessário enviar ao Centro Coordenador (SDO/FOUSP), os 4 últimos fascículos do periódico, ou a URL onde a publicação esteja hospedada. Assim sendo, não devem ser enviados periódicos recém-editados, antes de completar o número de fascículos exigido. Para publicação predominantemente eletrônica, o periódico deve ter permanecido no ar pelo menos por um ano e possuir o número de fascículos correspondentes para análise.

    10. Parecer do processo de admissão
    A inclusão de um periódico na BBO só pode ser feita após parecer positivo do Comitê de Seleção.

    11. Exclusão de títulos
    Um periódico indexado na base de dados BBO pode ser excluído se deixar de cumprir os requisitos acima citados. A exclusão deve ser feita após parecer do Comitê de Seleção.

    12. Compromisso dos Editores
    Os editores científicos dos periódicos selecionados para a base de dados BBO têm o compromisso de manter a atualização e o padrão dos periódicos indexados. Periodicamente é feita uma avaliação dos periódicos para garantir o controle de qualidade da base de dados. É de responsabilidade de o editor manter atualizada a coleção do Centro Cooperante do SIEO que fará o cadastramento dos fascículos. As revistas devem ser encaminhadas por doação, tão logo um novo número seja editado.

    13. Instruções aos Autores
    As instruções para os autores devem estar em conformidade com a apresentação do corpo do trabalho e das referências bibliográficas.

     

    Elaborado por: Lúcia Maria S.V. Costa Ramos e Fábio Jastwebski
    SP 19/09/2002
    Atualizado em 26/02/2014

     

    Acesse o documento de Diagnóstico para participação na Rede de Odontologia

    ____________________________________________

    * O presente critério tem como objetivo nortear os editores para inclusão de periódicos na Base de dados BBO. Para tanto, baseou-se nos critérios LILACS.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Estatísticas de Uso

    Estatísticas de acesso a BVS Odontologia

  • Fale conosco