Reuniões do Comitê Consultivo

  • Apresentação BVS Odontologia Brasil 1a. Videoconferência
  • Apresentação Bireme 1a. Videoconferência
  • Ata da 1a. Audioconferência

    No dia 14 de dezembro de 2004 realizou-se a 1a. Audioconferência da Biblioteca Virtual em Saúde - Odontologia (BVS Odontologia). O encontro ocorreu na sede da BIREME estando presentes: Abel Laerte Packer, Verônica Abdala, Mara Gomes, Esther Goldenberg Birmanm, Antonio Carlos de Campos, Telma de Carvalho e Lúcia Maria S. V. Costa Ramos.

    Participaram remotamente os representantes do Comitê Consultivo da BVS Odontologia e os bibliotecários do Sistema de Informação Especializado na área de Odontologia (SIEO), designados a seguir:

    • Faculdade de Odontologia da UFRGS - Bibliotecária Eloisa P. Futuro;
    • Faculdade de Odontologia da UFRN - Representante do Comitê Consultivo Ângelo Roncalli e Bibliotecária Cecília
    • Faculdade de Odontologia de Bauru - Bibliotecárias Cybelle de Assumpção Fontes e Vera Boccato
    • Faculdade de Odontologia da UFMG - Bibliotecária Maria Luiza de Marilac
    • Faculdade de Odontologia da UFBA - Bibliotecária Valdete Andrade
    • Faculdade de Odontologia da UFPR - Representante do Comitê Consultivo Cassius Torres Pereira e Bibliotecária Clarice Siqueira Gusso;
    • Faculdade de Odontologia da UFRJ - Representante do Comitê Consultivo Elson Cormack;
    • Faculdade de Odontologia da UFMS - Representante do Comitê Consultivo José Luiz Figueiredo e Bibliotecária Lúcia Regina Vianna Oliveira.

    Após a conexão de todas as instituições o Sr. Abel Packer inicia sua exposição comentando sobre o Modelo da BVS, ressaltando sua importância, características, objetivos e possibilidades de agregar em um único espaço virtual informações relevantes para as diversas áreas da saúde, contribuindo para a disseminação do conhecimento.

    Por sua vez, a bibliotecária Telma de Carvalho demonstra os avanços obtidos na construção da BVS e alguns dos procedimentos necessários para a inclusão de conteúdos digitais, visto este ser um dos pontos que gerava maior curiosidade na equipe.

    A discussão com os dirigentes da BIREME, com os representantes do Comitê Consultivo e com os bibliotecários do SIEO enriqueceu o encontro e possibilitou a implementação de algumas ações para a continuidade do processo de construção da BVS Odontologia.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Ata da 5a. reunião

    ATA DA QUINTA REUNIÃO DO COMITÊ CONSULTIVO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM ODONTOLOGIA BRASIL (BVS-ODONTOLOGIA)

     

     

    A quinta Reunião do Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual em Odontologia aconteceu concomitantemente a reunião de Editores e Autores de Periódicos Científicos de Odontologia realizada na 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), no dia 03 de setembro de 2014 em Águas de Lindóia – SP – Brasil, sob a coordenação da Chefe Técnica do SDO/FOUSP Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa Ramos e contamos com a presença dos membros: Prof Cassius Torres Pereira (UFP) e Prof. Dr. Sigmar de Mello Rode (UNESP/SJC). Entre os editores estavam presentes a Profª Drª Dagmar de Paula Queluz (BDJ), Profª Drª Cíntia (RBO-RJ), Prof. Dr. Flares Baratto Filho (RSBO), Prof. Dr. Eduardo Pizzatto (RSBO, as bibliotecárias Maria Cláudia Pestana (FOUSP), Luciana Manta (ABO-RJ), Andréa Hespanha (SBPqO-BOR) e Denise Peres Sales (SciELO). A reunião teve início com as boas-vindas aos participantes pela Lúcia, que agradeceu a presença de todos e passou às considerações iniciais, onde enfatizou a importância do apoio político das instituições participantes do Comitê Consultivo, bem como reafirmou o compromisso da área de informação dessas instituições na condução da BVS-Odontologia. Em seguida, a mesma apresentou a pauta da reunião, iniciando com a apresentação dos produtos e serviços desenvolvidos na BVS Odontologia.

     

     

    Tradução nos idiomas inglês e espanhol

     

    A BVS Odonto está disponível na versão da língua inglesa desde o dia 22/08/2014 e, a versão para o espanhol está em revisão com dead line para novembro/2014.

     

    BVS Odontologia Brasil no Portal ePORTUGUÊSe

     

    A BVS Odonto faz parte do Portal ePORTUGUÊSe, onde os países de língua portuguesa têm a oportunidade de acessar o conteúdo da área de Odontologia disponibilizado.

     

    Projeto BVS Odontologia Brasil nos países de língua portuguesa

     

    O projeto foi desenvolvido e aprovado. Porém, houve recolhimento da verba. Buscar outros recursos. Portal Rev@Odonto: desde o início das atividades pelo SDO em março de 2013, até o momento, foram processados (conversão e marcação) 59 fascículos de 12 periódicos perfazendo um total de 777 artigos processados. Ademais, no período de janeiro a novembro de 2013, cerca de 1.000 artigos da coleção obtiveram juntos 314.959 acessos.

     

    Indicadores de Periódicos em Odontologia

     

    Disponibilizado na BVS Odonto os Indicadores de Periódicos em Odontologia, auxiliando o pesquisador em futuras decisões referente ao envio do artigo científico para publicação.

     

    Comitê Consultivo

     

    Foram reforçadas as funções e responsabilidades do Comitê Consultivo. Será enviada uma carta consultando sobre o interesse em continuar como membro do Comitê Consultivo para renovação dos membros. Lúcia apresentou a proposta de duas reuniões/ano virtuais, que foi aceita. O Prof. Dr. Sigmar de Mello Rode se propôs a conversar com a Diretoria da SBPqO para que a BVS Odonto volte a ter espaço garantido em todas as reuniões anuais da Sociedade.

     

    BVS Odontologia Brasil em Congressos

     

    Foi elencada relação dos eventos, no período de 2010 a 2014, onde foram divulgados os produtos, serviços e implantações da BVS Odontologia Brasil e do Portal de Revistas Eletrônicas (Rev@Odonto) pelo SDO representando a Rede SIEO.

     

    Relatório de utilização do site Rev@Odonto: acesso as revistas, aos fascículos e artigos

     

    Para que os editores possam acompanhar o desenvolvimento e acesso de suas revistas, foi apresentado o link do Rev@Odonto que permite emitir relatórios estatísticos.

     

    Relatório estatístico

     

    Apresentou-se gráfico gerado pelo Google Analytics como uma das possibilidades para medir o crescimento do acesso à informação de um periódico científico, identificar a localização geográfica do visitante entre outras.

     

     

    Projeto Piloto – Metodologia SciELO

     

     

    Foi informado que a BVS Odontologia fará um treinamento da Metodologia SciELO, a princípio, com três unidades da Rede SIEO para conversão e marcação das revistas do Portal Rev@Odonto. Dos presentes o editor da Revista Sul-Brasileira de Odontologia – Prof. Dr. Flares Baratto Filho e a editora da Revista Brasileira de Odontologia – Cíntia de Assis manifestaram interesse em participar nesse primeiro momento do treinamento. Sugeriu-se que o Editor Científico, ou representante, faça parte do treinamento.

     

    Carta convite aos editores - renovação do projeto Metodologia SciELO – 2014-2015

     

    Será enviada carta convite aos editores para renovação do Projeto Metodologia SciELO (2014-2015).

     

    Carta convite aos editores - ingresso no projeto Metodologia SciELO – 2014-2015

     

    Será enviada carta convite aos editores para ingressar no Projeto Metodologia SciELO (2014-2015).

     

    Orçamento ao SciELO

     

    Após o retorno dos editores científicos da área de Odontologia, será solicitado ao SciELO orçamento para a realização das atividades.

     

    Outros assuntos:

     

    Enviar e-mail ao Prof. Dr. Sigmar de Mello Rode (Comitê Consultivo) para verificar a possibilidade de integrar o Portal de Revistas Eletrônicas (Rev@Odonto) e a Coleção da Rede SciELO. Enviar o passo-a-passo aos editores científicos de como proceder com o Google Analytics referente às revistas do Portal Rev@Odonto. 

    A BVS tomou grande dimensão no âmbito nacional nos últimos anos e, nossa proposta é trabalhar com o projeto para atuar na popularização da ciência em saúde bucal. Além disso, a BVS desempenha papel fundamental na organização e disseminação da informação nas diversas fontes disponíveis para o profissional de Odontologia e áreas afins, localizando essas informações em um único ambiente. Nada mais havendo a tratar, a Coordenadora deu por encerrada a reunião, agradecendo a presença de todos, e eu Maria Cláudia Pestana, lavrei a presente ata, que, lida e aprovada, será assinada pelos membros.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Ata da 4a. reunião

    A quarta Reunião da Biblioteca Virtual em Odontologia realizou-se nos dias dezenove e vinte do mês de setembro de dois mil e cinco, no Centro de Convenções da Bahia, antecedendo o 7º CRICS , sob a coordenação da Diretora Técnica do SDO/FOUSP Telma de Carvalho e contou com a presença dos seguintes membros, no dia dezenove: Prof. Dr. Cassius Torres Pereira (FO/UFPR), Prof. Saul Paiva (FO/UFMG), . Bibliotecárias Sra. Cecília Isabel dos Santos (FO/UFRN), Celeste Torquato (FO/UFRJ), Tânia Deodato Silva (FOPe), Vera Regina Casari Boccato (FOB/USP), Ana Rosa dos Santos (FO/UFF), Luciana Manta Brício do Vale (ABO/RJ), Cybelle de Assumpção Fontes (FOB/USP) representando o Prof. Dr. Paulo César Rodrigues Conti, Valdete Silva Andrade (FO/UFBA), Ledir Luciana Henley de Andrade (CRO-RJ), Lúcia Maria S.V. Costa Ramos (FO/USP) e Vânia Martins B.O. Funaro (FO/USP). No dia vinte tivemos também a participação das bibliotecárias: Denise Geralda Perdigão de Castro (CRO/MG); Fátima Fernandes de Souza (UFRJ) e Ilse Stenzel de Oliveira (UFRJ). A reunião teve início com as boas-vindas aos participantes por Telma de Carvalho (FO/USP), que agradeceu a presença de todos e passou às considerações iniciais, onde enfatizou a importância do apoio político das instituições participantes do Comitê Consultivo, bem como reafirmou o compromisso dessas instituições na condução da BVS-Odontologia. Em seguida informou que o curso ministrado pela BIREME em abril de dois mil e cinco sobre a metodologia da BVS deu maior ênfase à indexação e pouco sobre a metodologia da BVS eos participantes não estão totalmente seguros para darem continuidade à inserção de dados na BVS-Odontologia. Vera solicitou um treinamento no SDO para reforçar a metodologia e Telma sugeriu que fosse elaborado um tutorial de treinamento, que seria gravado em CD-ROM e distribuído aos integrantes da rede. Na seqüência a mesma apresentou a pauta da reunião dando início às discussões. Posteriormente foi feita uma apresentação em power point, enfocando a trajetória da BVS Odontologia que pode ser localizada no endereço: http://bvs4.icml9.org/gt/odontologia/activity.php?lang=es&id=2. Destacam-se os seguintes tópicos abordados na reunião:

    Fontes de Informação – para o desenvolvimento deste item farão parte do grupo as instituições participantes do SIEO.

    LIS - Localizador de Informação em Odontologia – descreveu-se o projeto para o desenvolvimento do catálogo que reúne as fontes de informação em Odontologia disponíveis na Internet, em âmbito nacional, regional e internacional, tendo como objetivo contribuir para o acesso universal à informação odontológica. A metodologia de registro e recuperação de fontes do 'Localizador de Informação em Odontologia (LIS)' será desenvolvida e operada na Biblioteca Virtual em Odontologia. Conforme já definido na Matriz de Responsabilidades, a administração do LIS é de responsabilidade da bibliotecária Vera Regina Casari Boccato (FOB/USP), a função de editor é de responsabilidade da bibliotecária Celeste Torquato (FO/UFRJ) e os demais membros do SIEO são documentalistas. Espera-se com a implantação efetiva do LIS, obter um catálogo exaustivo dessas fontes. Para tanto é necessário:
    a. desenvolvimento de critérios de seleção para o cadastramento de fontes de informação em Odontologia disponíveis na Internet;
    b. capacitação dos profissionais responsáveis pelo ingresso do registro no LIS;
    c. operação regular e atualização do LIS-Odontologia;
    d. definição da forma de comunicação que será utilizada entre as instituições participantes.
    O Comitê deverá analisar os endereços eletrônicos .net e .com para analisar se devem entrar como links para a BVS.
    Prof. Saul menciona a necessidade de se verificar a parte jurídica da BVS em relação à inclusão de sites e outros links que podem ser úteis para o público.
    Prof. Cassius sugere também um espaço para “casos clínicos” na BVS Odontologia.

    Desenvolvimento e atualização da terminologia em Odontologia
    Como o DeCS na área de Odontologia está desatualizado faz-se necessário contribuir para o desenvolvimento de terminologia atualizada para a inclusão de novos termos no MeSH e conseqüentemente no DeCS. Portanto a colaboração do SIEO e de especialistas nas áreas é de suma importância.

    Revistas eletrônicas de textos completos em odontologia
    Para os editores científicos que disponibilizam os artigos online, será proposto, na próxima Reunião de Editores Científicos que se realizará em novembro/05, em Belo Horizonte, que utilizem a metodologia Scielo a fim de que possam obter dados bibliométricos de uso da coleção. Como exemplo Telma citou a base Pepsic (base de revistas nacionais na BVS-Psicologia), que disponibiliza texto completo de títulos de revistas nacionais que não estão contempladas no site Scielo, utilizando, porém, a metodologia Scielo.

    Programa de capacitação para operacionalização da Biblioteca Virtual em Odontologia
    O SDO, como multiplicador da BIREME, deverá elaborar para os bibliotecários do SIEO um treinamento específico tendo por objetivo a formação da equipe responsável pela elaboração, implantação e manutenção da BVS-Odontologia. A equipe contará com o apoio de profissionais das instituições que fazem parte do Comitê Consultivo Nacional. Como mencionado anteriormente, pretende-se, a princípio, utilizar o CD-ROM para essa finalidade, a fim de evitar novamente o deslocamento de pessoas. Sugeriu-se também a utilização de novas tecnologias de comunicação, via Internet, como o software Skype, MSN ou outros similares para a troca de informações entre os participantes do SIEO, evitando-se o alto custo de ligações telefônicas e a necessidade de deslocamento de pessoas.

    Matriz de Responsabilidades
    O Prof. Cassius sugere que haja um espaço para análise da BVS a exemplo da Unifesp. Telma menciona que na área Sobre a BVS estão disponíveis todos os documentos já criados, inclusive a definição das responsabilidades de cada centro, na matriz de responsabilidades. Comenta que a necessidade agora é de incrementar a atuação de cada bibliotecário neste contexto. Lúcia solicita que todos os membros envolvidos realmente cumpram o seu papel conforme o que foi definido na Matriz de Responsabilidades e que, na impossibilidade do cumprimento do compromisso, que o Centro Coordenador seja avisado para que possa verificar quem poderia realizar a tarefa. Em continuidade à reunião discutiu-se sobre os projetos propostos para a BVS-Odontologia centrando-se nas ações futuras que devem ser decididas pelo Comitê Consultivo como:

    Planejamento e identificação de áreas temáticas
    Sem a definição das áreas, a coleta de dados para o LIS torna-se impraticável. É necessário definir os temas de interesse para a área de odontologia. Foi sugerido, pelo Prof. Cassius que cada representante do Comitê Consultivo encaminhe para a biblioteca de sua unidade termos de sua área de atuação. O Prof. Cassius propõe que a Telma determine uma data fatal ao Comitê Consultivo para que os mesmos sejam enviados. Ele sente a necessidade de que o Comitê Consultivo se amplie ou se formem grupos de apoio para essa finalidade. Sugeriu ainda, que na área de Temas, sejam contempladas todas as áreas dentro da Odontologia, inclusive com informações para leigos, visto que a BVS não contemplará somente os profissionais e pesquisadores, mas também outras camadas da sociedade. Prof. Saul afirma a necessidade de se enviar um ofício para cada membro do Comitê explicando a importância da área temática antes de solicitar sugestões para esta seção. A bibliotecária Vera Boccato sugeriu a inclusão de temas para o dentista clínico.

    Plano de divulgação da BVS Odontologia
    No evento da ABO-RJ, ocorrido em julho/2005, a bibliotecária Telma teve a oportunidade de apresentar uma palestra sobre o projeto da construção da Biblioteca Virtual em Odontologia, a convite da organizadora do encontro, a bibliotecária Luciana Manta. Durante a 22ª. Reunião Anual da SBPqO, ocorrida em setembro/2005, divulgou novamente o projeto. Como fruto da divulgação da BVS-Odontologia na 22ª. Reunião da SBPqO, Telma comentou que recebeu a visita de um representante da Editora Santos interessado em fazer uma parceria com a BVS. Analisou-se como a referida editora poderia participar, comentando que a Editora Santos já disponibiliza os Cadernos Clínicos on line e alguns artigos de periódicos. Apesar desta manifestação de interesse específica, ainda se faz necessária a formulação e implantação de um plano de divulgação massivo objetivando a integração da equipe e a disseminação da BVS-Odontologia entre a comunidade para atingir as diversas camadas da sociedade como:

    - autoridades e agências de financiamento;
    - profissionais da área de odontologia federal, estadual e municipal;
    - dirigentes e membros de sociedades, associações e sindicatos;
    - pesquisadores, professores e estudantes em geral;
    - público em geral.

    A ampla divulgação da BVS-Odontologia só será realizada após o incremento de suas áreas temáticas. Telma enfatiza a necessidade de se avançar na entrada de conteúdos na BVS-Odontologia para que a BIREME possa certificá-la, pois após esta certificação pode-se pensar em um lançamento nacional contando com a participação de instituições representativas da área.

    Termos de compromisso

    Telma informou que a BIREME não mais assinará os termos de compromisso dos convênios firmados junto aos participantes da Rede BVS, por determinação da OMS. Cada BV deverá propor o seu modelo de termo, a ser renovado a cada dois anos e a BIREME poderá assinar somente como Testemunha. A bibliotecária Norma, da UFRGS, comenta que este procedimento da BIREME poderá gerar algum problema no âmbito das universidades, pois em algumas Faculdades, principalmente nas Federais, a assinatura dos termos é feita pela Reitoria. Prof. Saul sugere que o termo convênio seja substituído por parceria ou algo equivalente para que toda a Rede possa assinar seus acordos sem precisar passar, necessariamente, pelos órgãos superiores. Telma comentou o exemplo da BVS-Psicologia em relação à assinatura de convênios, que está no momento sob a responsabilidade do CFP (Conselho Federal de Psicologia). Prof. Cassius sugeriu que fosse consultada a SBPqO para que a instituição pudesse ser a responsável pelas assinaturas dos termos/convênios. Telma verificará a possibilidade junto aos responsáveis pela SBPqO. Em continuidade à discussão o Prof. Cassius mencionou que também poderia verificar junto à UFPR se poderiam ser responsáveis pela assinatura por um período, já que esta responsabilidade deveria ter uma rotatividade entre os participantes, por exemplo, a cada dois anos. Telma comenta que talvez valesse a pena aumentar este prazo, pois muitas vezes os termos não retornam ao Centro Coordenador neste período. A bibliotecária Cláudia Guzzo, da BIREME, participou em vários momentos da reunião do GT Odontologia fornecendo informações esclarecedoras para o público ali presente, tanto em aspectos relacionados à operacionalização da BV como em relação à parte técnica do projeto em si. Ficou de verificar como as outras BVS estão trabalhando em relação àa assinatura dos acordos e se há, em alguma delas, uma entidade responsável por esta reunião de assinaturas entre os envolvidos no processo. Finalizando a reunião no dia vinte de setembro foi elaborada, no período da manhã, a Relatoria da Reunião do GT Odontologia, que foi apresentada no período da tarde, na plenária da 4ª. Reunião de Coordenação Regional da BVS, pelo Prof. Saul Martins de Paiva. A apresentação pode ser encontrada no seguinte endereço: http://bvs4.icml9.org/gt/odontologia/activity.php?lang=es&id=8.

    Nada mais havendo a tratar, a bibliotecária Telma deu por encerrada a reunião, agradecendo a presença de todos.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Ata da 3a. reunião

    ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DO COMITÊ CONSULTIVO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM ODONTOLOGIA DO BRASIL (BVS-ODONTOLOGIA)

    A terceira Reunião do Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual em Odontologia foi realizada aos onze dias do mês de setembro de dois mil e quatro, às dez horas e vinte minutos, no Hotel Vacance, no décimo andar, sob a coordenação da Diretora Técnica do SDO/FOUSP Telma de Carvalho e com a presença dos membros: Prof. Dr. José Luiz Lage-Marques (FOUSP), Profª Drª Esther Goldenberg Birman (FOUSP), Prof. Sérgio Sualdini Nogueira.(FORP), Prof Cassius Torres Pereira (UFPR), Bibliotecárias Sra. Cecilia Isabel dos Santos (FO-UFRN) e Lúcia Maria S.V. Costa Ramos (FOUSP). A reunião teve início com as boas-vindas aos participantes por Telma de Carvalho (SDO/FOUSP), que agradeceu a presença de todos e passou às considerações iniciais, onde enfatizou a importância do apoio político das instituições participantes do Comitê Consultivo, bem como reafirmou o compromisso da área de informação dessas instituições na condução da BVS-Odontologia Em seguida, a mesma apresentou a pauta da reunião, iniciando com a apresentação do desenvolvimento da BVS Odontologia.

    A segunda etapa da reunião foi reservada para discussão e detalhamento dos seguintes tópicos:

    - Importância de representações técnicas e políticas e ampliação da composição do Comitê Consultivo Nacional da BVS-Odontologia;

    - Detalhamento do encaminhamento de cada um dos projetos prioritários: - Fontes de Informação para apoio aos tomadores de decisão;

    - Acesso à literatura científico-técnica em odontologia; - Publicação eletrônica de textos completos em odontologia;

    - Controle bibliográfico da literatura nacional em odontologia; - DeODONTO/DeCS - Terminologia em odontologia;

    - LIS - Localizador de Informação em odontologia;

    - Marketing;

    - Capacitação

    - Demonstração das ações já concretizadas.

    Para que se inicie o trabalho com Fontes de Informação é necessário ter a definição de um núcleo de instituições responsáveis pelo desenvolvimento cooperativo do projeto. Idealmente farão parte desse grupo as instituições participantes do Comitê Consultivo Nacional da BVS Odontologia.

    Quanto ao LIS - Localizador de Informação em odontologia - descreve o projeto para o desenvolvimento do catálogo que reúne as fontes de informação em odontologia disponíveis na Internet. Este catálogo reunirá as informações em odontologia disponíveis em âmbito nacional, regional e internacional e será desenvolvido e operado na Biblioteca Virtual em Odontologia, tendo como objetivo contribuir para o acesso universal à informação odontológica. Para tanto, se utilizará a metodologia de registro e recuperação de fontes do Localizador de Informação em Odontologia (LIS), um dos componentes integradores da BVS. Esperamos com a implantação do LIS um catálogo exaustivo dessas fontes. Para tanto é necessário:

    a. Definição do núcleo de instituições responsáveis pelo registro das fontes de informação científico-técnica em Odontologia.

    b. Desenvolvimento de critérios de seleção para o cadastramento de fontes de informação em Odontologia disponíveis na Internet.

    c. Definição e implantação de níveis de responsabilidade para a atualização e integridade das fontes de informação entre as instituições participantes.

    d. Capacitação dos profissionais responsáveis pelo ingresso do registro da fonte de informação no LIS

    e. Operação regular e atualização do LIS-Odontologia

    f. Definir a comunicação que será utilizada entre as instituições participantes.

    Dando continuidade à reunião discutiu-se sobre os projetos propostos para a BVS-Odontologia centrando-se nas ações futuras que devem ser decididas pelo Comitê Consultivo como:

    - Planejar e identificar as áreas temáticas;

    - Desenvolvimento e atualização da terminologia em Odontologia O objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de terminologia atualizada em odontologia para a inclusão de novos termos da área no MeSH e conseqüentemente no DeCS.

    - Programa de capacitação para operacionalização da Biblioteca Virtual em Odontologia. O SDO, como multiplicador da BIREME, deverá elaborar para os bibliotecários do SIEO, tendo por objetivo a formação da equipe responsável pela elaboração , implantação e manutenção da BVS-Odontologia. A equipe contará com o apoio de profissionais das instituições que fazem parte do Comitê Consultivo Nacional.

    - Plano de Marketing da BVS Odontologia. Formulação e implantação de um plano de marketing da Biblioteca Virtual em odontologia, objetivando a integração da equipe e a disseminação da BVS-Odontologia entre a comunidade para atingir as diversas camadas da sociedade como: - autoridades e agências de financiamento; - profissionais da área de odontologia federal, estadual e municipal; - dirigentes e membros de sociedades, associações e sindicatos; - pesquisadores, professores e estudantes em geral; - meios de comunicação; - público em geral.

    Num terceiro momento da reunião foi colocado pelo Prof. José Luiz Lage-Marques, que após a fase de incubação da BVS Odontologia na BIREME, (prazo de nove meses que a BIREME mantém as BVS no provedor deles), a SBPqO poderia ser a depositária da BVS Odontologia, como também se responsabilizaria pela manutenção de dois estagiários para atuarem junto aos serviços de entrada de dados da BVS Odontologia. Continuando o Prof José Luiz salienta que a seleção das áreas temáticas deve ser feita o mais breve possível, sendo que a dinâmica do site é de suma importância, e propõe que a Telma determine data para que os mesmos sejam enviados. O Prof. Cassius demonstra a preocupação com a validação dos sites. Ele sente a necessidade de que o Comitê Consultivo se amplie ou se formem grupos de apoio para essa finalidade. Na impossibilidade de reunirmos todos os membros do Comitê consultivo, o Prof José Luiz sugere que façamos uma reunião online; agendaríamos dia e horário e todos se conectariam. Esta seria uma maneira para que aqueles que não puderam participar saibam o que ocorreu na terceira reunião da BVS Odontologia. O Prof José Luiz pergunta se é possível acionar parceiros tradiconais como a Colgate, Kolynos etc para colaboração na BV-O e Telma informa que não há nenhum impedimento. Nada mais havendo a tratar, a Coordenadora deu por encerrada a reunião, agradecendo a presença de todos, e eu Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa Ramos, lavrei a presente ata, que, lida e aprovada, será assinada pelos membros.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Ata da 2a. reunião

    Ata da 2ª (segunda) reunião de coordenação do projeto Biblioteca Virtual em Saúde da Biblioteca Virtual em Odontologia

    Realizada em primeiro de setembro de 2003, às 14:00h., no Hotel Vacance, em Águas de Lindóia, estando presentes: Prof. Dr. Ângelo Roncalli (UFRN – representado), Prof. Dr. Cassiano Rösing (UFRGS), Prof. Dr. Cassius Torres Pereira (UFPR), Profª Drª Esther Goldenberg Birman (FOUSP), Prof. Dr. Fernando Ricardo Xavier da Silveira (SBPqO), Prof. Dr. José Luiz Lage Marques (SBPqO), Prof. Dr. José Luiz Figueiredo (UFMS), Profª Drª Kikuko Otsuki (APCD, representando o Dr. Antonio Salazar Fonseca), Srª Lúcia Maria S. V. Costa Ramos (SDO-FOUSP), Prof. Dr. Marcos A. Japiassú Resende Montes (FOP-UPE), Srª Maria Imaculada Cardoso Sampaio (IP-USP), Profª Drª Maria Luiza Arantes Frigério (FOUSP), Srª Miriam Piazza (BIREME), Prof. Dr. Paulo Conti (FOB-USP), Prof. Dr. Sérgio Sualdini Nogueira (UNESP-FOAr), Srª Telma de Carvalho (SDO-FOUSP) e Prof. Dr. Wellington Correa Jansen (UFMG).

    A Sra. Telma de Carvalho, coordenadora do Sistema de Informação Especializado em Odontologia (SIEO) fez a abertura da reunião, agradecendo a presença de todos e passou, a seguir, a palavra para a Sra. Miriam Piazza (BIREME) que fez uma explanação sobre a construção da BVS a partir da Biblioteca Virtual em Adolescência (BVS Adolec). Apresentou um “draft” do que pode ser a BVS-Odontologia, enfocando que a mesma será assistida por um comitê Consultivo Nacional para a definição de seu conteúdo.

    Questionada pelos participantes da reunião sobre os gastos que poderiam surgir com a implantação da BVS-Odontologia, esclareceu que a princípio não teríamos gastos, mas, com a evolução dos serviços e a capacitação das pessoas, estes poderiam ocorrer. Como sugestão, informou que a BVS-Odontologia poderia iniciar sua proposta pelas Fontes de Informação, Bases de Dados Bibliográficos etc., mas acrescentou que a decisão de por onde começar compete ao Comitê.

    Dando continuidade à reunião, a Sra. Maria Imaculada Cardoso Sampaio, do Instituto de Psicologia da USP, fez a apresentação da Biblioteca Virtual em Psicologia (BVS-Psi), informando que a mesma é um espaço cultural da biblioteca brasileira nesta área e é arbitrada pelo Comitê Consultivo Nacional da BVS-Psi, que tem por função representar a BVS-Psi e responsabilizar-se por seu conteúdo avaliando e certificando os conteúdos a serem integrados ou referenciados; promover a discussão de responsabilidades e dos recursos disponíveis, o nível de participação e colaboração do Comitê com a Rede de bibliotecas da área de psicologia. Ainda quanto ao nível de participação e colaboração do Comitê. Comunicou que a BIREME também faz parte do Comitê Consultivo.

    A estrutura da BVS-Psi também foi apresentada. A Srª Maria Imaculada informou que a coordenação da BVS-Psi fica a cargo da biblioteca do Instituto de Psicologia da USP, tendo, na parte operacional, um bibliotecário e um analista de sistemas contratados pelo Fórum de Entidades. A Sra. Maria Imaculada continua a apresentação dos serviços oferecidos pela BVS-Psi, como as fontes de informações especializadas especialmente desenvolvidas para o profissional da psicologia, além de textos completos de periódicos, livros, legislação na área etc.

    A biblioteca do Instituto de Psicologia da USP centraliza as ações da área de psicologia quanto ao controle bibliográfico da literatura de psicologia disponível nas bibliotecas da Rede para cadastramento nas bases de dados. Em continuidade à apresentação, fornece endereço eletrônico da BVS-Psi www.bvs_psi.org.br e salienta que é uma rede de cooperação formada por bibliotecas que dão suporte aos cursos de psicologia tendo com o objetivo principal operar de forma integrada. Finaliza sua apresentação informando que desde o lançamento, em maio de 2001 não foi preciso investimento financeiro, mas, com o decorrer do tempo e o crescimento dos serviços houve a necessidade de contratação de pessoal que foi assumido pelo Fórum das Entidades.

    Após a apresentação da BVS-Psi, Telma abre espaço para a discussão sobre a constituição do Comitê da BVS-Odontologia. Sugeriu-se, durante a reunião, que a SBPqO tivesse, na área da Odontologia, papel semelhante ao Fórum de entidades da BVS-Psi. Após discussões sobre seus integrantes, o Comitê foi oficialmente constituído em 01 de setembro de 2003, com os representantes dos centros cooperantes do Sistema de Informação Especializado em Odontologia (SIEO), o SDO, a SBPqO e a FOUSP. Decidiu-se iniciar as atividades da BVS-Odontologia pelas fontes de informação. Telma ficou de verificar junto a BIREME os próximos passos para repassá-los aos senhores membros do Comitê da BVS-Odonto Brasil.

    A reunião encerrou-se às 16:00 horas e esta ata após lida e aprovada deverá ser assinada por todos. Eu, Lúcia Maria S. V. Costa Ramos, Supervisora Técnica do Serviço de Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da USP, lavrei a presente ata.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Ata da 1a. reunião

    Participantes

    Telma de Carvalho; Lúcia Maria S. V. Costa Ramos; Nádia Hommerding

    Local: BIREME

    Data: 31 de outubro de 2003

    A reunião teve por objetivo fornecer esclarecimentos sobre os procedimentos necessários para o início da inclusão de conteúdos na BVS-Odontologia. A Sra. Nádia Hommerding demonstrou alguns sites de BVSs em construção para que fosse visualizada a entrada de dados. O primeiro passo será o estabelecimento da “Matriz de responsabilidades”, onde cada centro cooperante do SIEO poderá contribuir com a localização de informações dos tópicos da BVS-Odontologia. Todas as BVs são geradas em três grandes partes, sendo: Fontes de Informação, Áreas Temáticas e Espaço de Gestão. O item Fontes de Informação engloba os seguintes aspectos: Literatura científica (bases de dados bibliográficas, pedidos de fotocópias – SCAD, catálogo de revistas de odontologia, textos completos), Indicadores de odontologia, Terminologia em odontologia, Diretórios (de eventos, de pesquisadores, de grupos de pesquisa), Localizador de Informação em Odontologia - LIS, Perguntas e Respostas, Comunicação, Sobre a BVS-Odontologia (projetos específicos, comitê nacional, atas de reuniões), Sugestões. O item Áreas Temáticas permite identificar as áreas que serão consideradas pela BVS-O, a exemplo de Câncer Bucal (sugestão do Prof. Cassius, da UFPR), podendo ocorrer a pesquisa livre e a pesquisa avançada dentro dos temas deste item. O item Espaço da Gestão ou Espaço da Comunidade está relacionado aos projetos desenvolvidos para a comunidade (a exemplo do Envelhecer Sorrindo da FOUSP) e trata também das tomadas de decisão. Para cada um destes três itens deverá ser analisado que conteúdo será inserido e caberá ao Comitê Consultivo a decisão final da inserção ou não da informação. De imediato pode-se implementar, em Fontes de Informação, as bases de dados: Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medline , PubMed, e o SCAD. Não há a necessidade de criar a BVS-Odontologia já com os três temas totalmente desenvolvidos; isso poderá ser alimentado aos poucos. Por meio do BVS-Site (ferramenta para inclusão de conteúdo) poderá ser formatada a BVS Odontologia. A instalação da metodologia e das ferramentas para conteúdo já estão sendo providenciadas para que possa ser iniciado o processo de operacionalização das entradas de dados. As pessoas envolvidas nesse processo terão treinamento específico. O Centro Coordenador será treinado primeiramente para que depois possa identificar quem serão os documentalistas e os editores nos diversos módulos da BV.

    Se a BVS-Odontologia utilizar outra língua além do português, precisará desde já começar a traduzir o que será colocado em outro idioma (a interface permite português, inglês e espanhol). Deve-se pensar que a BVS não deve ser restrita ao país, mas englobar o maior número possível de acessos em todos os países, em especial América Latina e Caribe. De qualquer maneira, é decisão do Comitê. É aconselhável que cada membro do Comitê Consultivo, bem como os bibliotecários do SIEO, visitem o maior número possível de Bibliotecas Virtuais a fim de se familiarizarem com a estrutura proposta pela BIREME, fazendo uma leitura detalhada das informações contidas em cada item, em especial no aspecto relacionado a “Sobre a BVS”. Este será o espaço para documentar tudo o que for feito. No momento, o maior número de leituras possíveis sobre as atas, os diretórios, as responsabilidades dos comitês etc. auxiliará no seu desenvolvimento.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Ata da 1a. Videoconferência

    No dia 6 de agosto de 2012, das 10h:00 às 12h:00, realizou-se a 1a. Videoconferência da Biblioteca Virtual em Saúde Odontologia (BVS Odontologia Brasil). O encontro ocorreu por meio de videoconferência e transmissão IPTV.

    Houve participação de representantes do Comitê Consultivo da BVS Odontologia Brasil, BIREME e bibliotecários do Sistema de Informação Especializado na área de Odontologia (SIEO), designados a seguir: BIREME/PAHO/OMS - Cláudia Guzzo (Coordenadora Projetos e Instâncias da Rede BVS - PFI); FO-UFRJ - Prof. Dr. Elson Cormack (Comitê Consultivo); FOAr-Unesp-Araraquara - Prof. Dr. Sérgio Sualdini Nogueira (Comitê Consultivo) e Ceres Maria C. Galvão Freitas (Bibliotecária); FO-UFPR - Prof. Dr. Cassius Torres Pereira (Comitê Consultivo); FOB-USP - Cybelle de Assumpção Fontes (Bibliotecária); FOP-UPe - Manoel Paranhos (Bibliotecário); FO-UFRGS - Rejane Raffo Klaes (Bibliotecária); FO-UFRN - Monica Karina Santos Reis e Kadassa Daniele Silva Bulhões (Bibliotecárias); FO-SJC-Unesp-São José dos Campos - Silvana Alvarez (Bibliotecária); ABO-RJ - Luciana Manta Brício do Vale (Bibliotecária) e FO-USP - Lúcia Maria S. V. Costa Ramos, Maria Cláudia Pestana, Rubenildo Oliveira da Costa, Fábio Jastwebski, (Bibliotecários), Valter Arino Arruda Pompeu (Auxiliar)e Renato Alves de Moraes (Técnico).

    Após a conexão dos participantes, Lúcia (Coordenadora da Rede BVS Odontologia Brasil) deu boas vindas a todos, agradecendo a participação. Em seguida passou a palavra para Cláudia Guzzo que expôs sobre o Modelo da BVS, ressaltando sua importância, características, objetivos e possibilidades de agregar em um único espaço virtual informações relevantes para as diversas áreas da saúde, contribuindo para a disseminação do conhecimento. Após essa explanação, Lúcia comenta sobre os avanços obtidos na BVS Odontologia Brasil desde sua certificação, em 4 de outubro de 2010, relatando sobre os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades que a BVS apresenta no momento. Enfatizou a necessidade da participação de todos nas reuniões técnicas, bem como o estreitamento das relações entre o profissional bibliotecário e o docente membro do Comitê Consultivo e, também o docente da área odontológica. Explicou que até o momento, por questões administrativas, o contrato de renovação BVS x BIREME não foi renovado.

    A consequência é a impossibilidade do ingresso de novos participantes na rede. Rejane (UFRGS) sugeriu que façamos um termo de compromisso provisório até podermos migrar para o definitivo, permitindo dar prosseguimento ao crescimento das BVS. Lúcia informou que a Saúde Bucal não está categorizada como Saúde Pública e com isso encontramos diversas dificuldades para apoio. Em contrapartida o número de solicitações via SCAD, pelo Ministério da Saúde, teve um aumento significativo. Rejane ratificou a informação declarando que a UFRGS atende muitos pedidos do MS. Estamos em um impasse e necessitamos de apoio político junto aos órgãos governamentais, como por exemplo o Ministério da Saúde. Neste quesito o Prof. Elson (UFRJ) se dispôs a ajudar, possibilitando um contato com o Prof. Dr. Gilberto Alfredo Pucca Júnior, Coordenador Nacional de Saúde Bucal, para obtenção de apoio e auxílio necessários e possíveis. Solicitou que seja encaminhado um documento relatando as necessidades da BVS Odontologia Brasil e parabenizou a todos pela iniciativa e trabalho desenvolvidos até aqui.

    Em seguida, Lúcia comunicou que foi encaminhado e-mail aos diretores das Instituições solicitando indicação de um docente para compor o Comitê Consultivo, porém alguns não retornaram a resposta. Neste caso, entraremos em contato com a bibliotecária das instituições que não responderam para que possa verificar a possibilidade junto ao seu Diretor sobre a indicação. Rejane sugeriu que as correspondências encaminhadas aos professores do Comitê Consultivo sejam enviadas com cópia para as bibliotecas da rede, pois na maioria das vezes não há a comunicação entre o professor e a biblioteca.

    Quanto ao Rev@Odonto (Portal de Revistas eletrônicas de Odontologia) http://revodonto.bvsalud.org/, Lúcia relatou que o primeiro projeto da parceria BVS Odontologia Brasil e SciELO, findou em maio de 2011, com a participação de 12 revistas. Após esse período, foi enviado pela SciELO, em novembro de 2011, um orçamento visando a renovação dos títulos do Rev@Odonto por um novo período de 12 meses. A proposta foi encaminhada com o valor de R$90.929,00 que dividido entre cinco editores, cada periódico deveria repassar o montante de R$ 18.186,00. Para essa proposta não houve adesão, pois o custo era alto. Para solucionar esse problema, o SDO se comprometeu a fazer o curso da Metodologia SciELO para realizar a atividade mais onerosa 'Operação da coleção de periódicos de Odontologia em servidores SciELO', que perfazia o valor de R$67.635,00.

    Após o curso de capacitação e domínio da ferramenta, o SDO será o agente multiplicador para a Rede SIEO. Neste novo cenário, foi enviado outro orçamento pela SciELO, em maio de 2012, que totalizou R$31.478,00 que dividido em 12 títulos ficaria R$2.623,17 para cada periódico. Neste intervalo de tempo, consultamos os editores científicos da área de Odontologia sobre o interesse em renovar e/ou aderir ao Portal de revistas eletrônicas Rev@Odonto e até o momento obtivemos apenas nove respostas positivas. Esse valor abrangia a indexação de 1408 artigos, correspondentes aos anos de 2010-2012. Neste caso vamos entrar em contato, novamente, com a SciELO, solicitando que a proposta seja revista, diminuindo o número de fascículos disponíveis para que possamos manter o valor de R$2.623,17 para nove títulos. Paranhos (UPe), perguntou como deve proceder para saber o motivo de atraso na indexação da revista sob responsabilidade de sua instituição, pois consta apenas os números de 2010 e como fazer a atualização no Portal Rev@Odonto.

    Lúcia, informou que com a renovação da proposta os fascículos serão atualizados. Rejane questionou sobre a possibilidade de duplicar no Rev@Odonto o que também está no Scielo, já que a metodologia é a mesma, assim o usuário não precisaria consultar duas bases. Isso agregaria valor ao Rev@Odonto. A sugestão será encaminhada para a SciELO para verificar sobre a possibilidade.

    Lúcia, comentou que será feita uma reavaliação das bases de dados Lilacs e BBO para verificar se as revistas vem mantendo os critérios exigidos e, com isso, definir se elas se mantém indexadas nas bases. Referente a esse assunto, Luciana (ABO/RJ), solicitou o envio dos critérios para indexação das revistas nestas bases de dados. Lúcia informou que os critérios estão disponíveis na página principal do Rev@Odonto - http://revodonto.bvsalud.org/.

    Foi solicitado que os slides das apresentações sejam disponibilizados. Lúcia falou sobre dois eventos importantes para a BVS Odontologia Brasil: 1) XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), onde será realizada no dia 17/09/2012, das 14h às 18h, a VI Reunião da Rede BVS no Brasil e XIV Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e no dia 19/09/2012, das 14h às 18h, a reunião da Rede BVS Odontologia Brasil. Confirmaram presença Luciana (ABO/RJ) e Rejane e Eloisa P. Futuro (UFRGS) e 2) Nono Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS9) que será realizado em Washington, D.C. Silvana (SJC-Unesp), sugeriu que poderíamos nos encontrar uma vez por mês por videoconferência. Rejane concorda, mas acredita que poderia ser a cada dois ou três meses. Com certeza este formato fortalecerá nosso compromisso com a Rede, pois facilitará a participação de todos, dentro de suas possibilidades, pois não tem custo nem deslocamentos envolvidos. Lúcia, encerrou a reunião agradecendo mais uma vez pela participação e empenho de todos e fica no aguardo das sugestões para a implementação da BVS Odontologia Brasil até o dia 13 de agosto de 2012.

    Nada mais havendo a tratar, a reunião encerrou-se às onze horas e trinta minutos e eu, bibliotecária e secretária Maria Cláudia Pestana, lavrei a presente ata que após lida e aprovada será publicada na BVS Odontologia Brasil.

    [ ← Show Excerpt ]