Ata da 3a. reunião

ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DO COMITÊ CONSULTIVO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM ODONTOLOGIA DO BRASIL (BVS-ODONTOLOGIA)

A terceira Reunião do Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual em Odontologia foi realizada aos onze dias do mês de setembro de dois mil e quatro, às dez horas e vinte minutos, no Hotel Vacance, no décimo andar, sob a coordenação da Diretora Técnica do SDO/FOUSP Telma de Carvalho e com a presença dos membros: Prof. Dr. José Luiz Lage-Marques (FOUSP), Profª Drª Esther Goldenberg Birman (FOUSP), Prof. Sérgio Sualdini Nogueira.(FORP), Prof Cassius Torres Pereira (UFPR), Bibliotecárias Sra. Cecilia Isabel dos Santos (FO-UFRN) e Lúcia Maria S.V. Costa Ramos (FOUSP). A reunião teve início com as boas-vindas aos participantes por Telma de Carvalho (SDO/FOUSP), que agradeceu a presença de todos e passou às considerações iniciais, onde enfatizou a importância do apoio político das instituições participantes do Comitê Consultivo, bem como reafirmou o compromisso da área de informação dessas instituições na condução da BVS-Odontologia Em seguida, a mesma apresentou a pauta da reunião, iniciando com a apresentação do desenvolvimento da BVS Odontologia.

A segunda etapa da reunião foi reservada para discussão e detalhamento dos seguintes tópicos:

– Importância de representações técnicas e políticas e ampliação da composição do Comitê Consultivo Nacional da BVS-Odontologia;

– Detalhamento do encaminhamento de cada um dos projetos prioritários: – Fontes de Informação para apoio aos tomadores de decisão;

– Acesso à literatura científico-técnica em odontologia; – Publicação eletrônica de textos completos em odontologia;

– Controle bibliográfico da literatura nacional em odontologia; – DeODONTO/DeCS – Terminologia em odontologia;

– LIS – Localizador de Informação em odontologia;

– Marketing;

– Capacitação

– Demonstração das ações já concretizadas.

Para que se inicie o trabalho com Fontes de Informação é necessário ter a definição de um núcleo de instituições responsáveis pelo desenvolvimento cooperativo do projeto. Idealmente farão parte desse grupo as instituições participantes do Comitê Consultivo Nacional da BVS Odontologia.

Quanto ao LIS – Localizador de Informação em odontologia – descreve o projeto para o desenvolvimento do catálogo que reúne as fontes de informação em odontologia disponíveis na Internet. Este catálogo reunirá as informações em odontologia disponíveis em âmbito nacional, regional e internacional e será desenvolvido e operado na Biblioteca Virtual em Odontologia, tendo como objetivo contribuir para o acesso universal à informação odontológica. Para tanto, se utilizará a metodologia de registro e recuperação de fontes do Localizador de Informação em Odontologia (LIS), um dos componentes integradores da BVS. Esperamos com a implantação do LIS um catálogo exaustivo dessas fontes. Para tanto é necessário:

a. Definição do núcleo de instituições responsáveis pelo registro das fontes de informação científico-técnica em Odontologia.

b. Desenvolvimento de critérios de seleção para o cadastramento de fontes de informação em Odontologia disponíveis na Internet.

c. Definição e implantação de níveis de responsabilidade para a atualização e integridade das fontes de informação entre as instituições participantes.

d. Capacitação dos profissionais responsáveis pelo ingresso do registro da fonte de informação no LIS

e. Operação regular e atualização do LIS-Odontologia

f. Definir a comunicação que será utilizada entre as instituições participantes.

Dando continuidade à reunião discutiu-se sobre os projetos propostos para a BVS-Odontologia centrando-se nas ações futuras que devem ser decididas pelo Comitê Consultivo como:

– Planejar e identificar as áreas temáticas;

– Desenvolvimento e atualização da terminologia em Odontologia O objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de terminologia atualizada em odontologia para a inclusão de novos termos da área no MeSH e conseqüentemente no DeCS.

– Programa de capacitação para operacionalização da Biblioteca Virtual em Odontologia. O SDO, como multiplicador da BIREME, deverá elaborar para os bibliotecários do SIEO, tendo por objetivo a formação da equipe responsável pela elaboração , implantação e manutenção da BVS-Odontologia. A equipe contará com o apoio de profissionais das instituições que fazem parte do Comitê Consultivo Nacional.

– Plano de Marketing da BVS Odontologia. Formulação e implantação de um plano de marketing da Biblioteca Virtual em odontologia, objetivando a integração da equipe e a disseminação da BVS-Odontologia entre a comunidade para atingir as diversas camadas da sociedade como: – autoridades e agências de financiamento; – profissionais da área de odontologia federal, estadual e municipal; – dirigentes e membros de sociedades, associações e sindicatos; – pesquisadores, professores e estudantes em geral; – meios de comunicação; – público em geral.

Num terceiro momento da reunião foi colocado pelo Prof. José Luiz Lage-Marques, que após a fase de incubação da BVS Odontologia na BIREME, (prazo de nove meses que a BIREME mantém as BVS no provedor deles), a SBPqO poderia ser a depositária da BVS Odontologia, como também se responsabilizaria pela manutenção de dois estagiários para atuarem junto aos serviços de entrada de dados da BVS Odontologia. Continuando o Prof José Luiz salienta que a seleção das áreas temáticas deve ser feita o mais breve possível, sendo que a dinâmica do site é de suma importância, e propõe que a Telma determine data para que os mesmos sejam enviados. O Prof. Cassius demonstra a preocupação com a validação dos sites. Ele sente a necessidade de que o Comitê Consultivo se amplie ou se formem grupos de apoio para essa finalidade. Na impossibilidade de reunirmos todos os membros do Comitê consultivo, o Prof José Luiz sugere que façamos uma reunião online; agendaríamos dia e horário e todos se conectariam. Esta seria uma maneira para que aqueles que não puderam participar saibam o que ocorreu na terceira reunião da BVS Odontologia. O Prof José Luiz pergunta se é possível acionar parceiros tradiconais como a Colgate, Kolynos etc para colaboração na BV-O e Telma informa que não há nenhum impedimento. Nada mais havendo a tratar, a Coordenadora deu por encerrada a reunião, agradecendo a presença de todos, e eu Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa Ramos, lavrei a presente ata, que, lida e aprovada, será assinada pelos membros.