5a. Reunião Técnica

Ata da 5ª. Reunião Técnica da BVS-Odontologia Brasil

Participantes:

Adriana Caamaño – UERJ
Aline Alves de Almeida – UFMG
Ana Lúcia Victoretti de Oliveira – SDO/FOUSP
Cecília Isabel dos Santos – UFRN
Celeste Velasco Torquato – UFRJ
Ceres Maria C. Galvão Freitas – UNESP Araraquara
Cybelle de Assumpção Fontes – FOB/USP
Eloisa Futuro Pfitscher – UFRGS
Fabiana M. M. de Andrade – FO/CPO/São Leopoldo Mandic
Izabel França de Lima – Odonto – CCS-UFPB
Lúcia Maria S. V. Costa Ramos – SDO/FOUSP
Luciana Manta Brício do Valle – ABO/RJ
Manoel Paranhos – FOP/PE
Maria Cláudia Pestana – SDO/FOUSP
Silvana Alvarez – UNESP/São José dos Campos
A reunião técnica da BVS-Odontologia Brasil foi realizada em 19 de outubro de 2010, das 10:30 às 13:00 h. na sede da biblioteca da PUC, no Rio de Janeiro.
Pauta

  • Estágio atual do SIEO
  • BVS-Odontologia;
  • Certificação da BVS-Odontologia.
  • Importância de representações técnicas e políticas e ampliação da composição do Comitê Consultivo Nacional da BVS-Odontologia;
  • Propor a criação de uma Associação para a BVS-Odontologia, visando parcerias com profissionais que não estão vinculados a área acadêmica;
  • Inserir a coleção SeCS de Odontologia na BVS e;
  • Criar link na BVS-Odontologia para catálogo de livros
  •  Panorama dos projetos e atividades a serem desenvolvidos para a BVS-Odontologia
  • lanejamento das atividades definidas na Matriz de responsabilidades;
  • Cooperação e Integração da BVS-Odontologia (importância para o trabalho cooperativo do SIEO, inclusive para identificar   necessidades e dificuldades);
  • Curso de capacitação para as 17 bibliotecas;
  • Elaborar índice de periódicos de Odontologia, além dos que já constam da LILACS e BBO;
  • Projeto de periódicos eletrônicos em Odontologia (parceria da BVS-Odontologia com os editores de revistas técnico-científicas);
  • Parceria com o Programa Brasil Sorridente, na área de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde e;
  • Fortalecimento da BVS-Odontologia para ampliação de parcerias com Associações, Sociedades, Universidades particulares etc.
  • A reunião teve início com a Sra. Lúcia relatando que a BVS Odontologia – Brasil teve início na década de 90 e esclareceu os presentes sobre o estágio atual que a rede SIEO se encontra. Entre os resultados alcançados foram destacados:
  • Capacitação técnica.
  • Visibilidade das bibliotecas na região.
  • Produção científica registrada.
  • Incremento da comutação bibliográfica.
  • Certificação da BVS Odontologia – Brasil.

Apresentou aos participantes os representantes dos novos Centros Cooperantes que estavam presentes: ABO-RJ, UERJ, FO-São Leopoldo Mandic, esclarecendo que dentre os novos Centros, estava ausente apenas o representante da UEL.
Relatou, também, sobre a importância da participação dos docentes no Comitê Consultivo Nacional. Esse Comitê garante a criação, operação e valida a atualização dos diversos produtos e serviços disponibilizados na BVS.
A Sra. Silvana questionou sobre a possibilidade da inserção de toda a coleção do acervo ser cadastrada no SeCS. A Sra. Lúcia disse que isso é possível e que não teria nenhum tipo de problemas, desde que a biblioteca assuma a responsabilidade dessa atividade.
Ao serem relatados os gráficos com média de atendimento SCAD 2009 e 2010, houve questionamento por parte dos participantes que não constavam nos gráficos citados. Detectou-se, então, que alguns Centros Cooperantes não estavam encaminhando o relatório da Rede. Ficou definido que o SDO/FOUSP, a cada semestre, enviará um aviso aos Cooperantes solicitando que os dados sejam enviados.
A Sra. Cybelle ficou responsável por fazer um teste no Google Docs para a elaboração de uma planilha, para que os Centros Cooperantes possam encaminhar os dados do relatório. Deverá, também, incluir o e-mail dos novos Centros Cooperantes na lista SIEO, no site do Yahoo Grupos.
Os novos Centros questionaram sobre a possibilidade de participarem da rede SCAD como bibliotecas Cooperantes. Decidiu-se consultar os representantes da BIREME, presentes durante o evento do SNBU, sobre esta questão.
A Sra. Cecília vai contactar o Prof. Dr. Ângelo Roncalli (UFRN) para solicitar que ele seja mediador na negociação da proposta de convênio do Ministério da Saúde com a BVS Odontologia – Brasil.
A Sra. Luciana informou que a ABO já tem o nome de um docente para compor o Comitê Consultivo Nacional e que assim que termine o evento será encaminhado um e-mail oficializando a indicação.
O grupo solicitou que se faça um lançamento oficial da rede BVS Odontologia – Brasil e foram indicadas duas oportunidades: na reunião anual da SBPqO ou no Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro – CIORJ, ambos em 2011. A Sra. Lúcia informou da importância da presença da Sra. Telma (SDO/FOUSP) no evento de lançamento, devido a sua contribuição para a construção e certificação da BVS havendo concordância dos presentes.
Foi sugerido pelo grupo que fossem inseridas informações gerais na BVS visando atingir o público leigo e criação de links para consulta aos acervos da rede.
A Sra. Lúcia verificará a possibilidade de ser realizado um treinamento pela BIREME na base SeCS. Não sendo possível, poderá ser marcado um treinamento a ser oferecido pelos próprios funcionários do SDO/FOUSP.
Informou que atualmente 12 títulos de revistas fazem parte do Portal Odontologia Rev@Odonto:

1. Arquivos em Odontologia
2. Brazilian Journal of Oral Science
3. IDJ – International Journal of Dentistry
4. Odontologia Clínico-Científica
5. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
6. Revista Odonto Ciência
7. RGO – Revista Gaucha de Odontologia
8. RPG – Revista de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da USP
9. Revista da Faculdade de Odontologia da UPF
10. RSBO – Revista Sul-Brasileira de Odontologia
11. Stomatos
12. Innovations Implant Journal
A Sra. Silvana sugeriu que o Prof. Dr. Sigmar de Melo Rode, UNESP – São José dos Campos, fosse convidado para fazer parte do Comitê Consultivo Nacional da BVS, o que foi aceito por todos.
Determinou-se que para a atualização do DeCS, a rede enviará os termos, junto com sua definição, a Sra. Fabiana que fará uma análise junto aos docentes da sua faculdade. Após esse procedimento a lista será encaminhada ao SDO/FOUSP que encaminhará para a Profa. Dra. Vera Bocatto inserir na hierarquia do DeCS. Só então os termos serão encaminhados para a BIREME.
A Sra. Lúcia solicitou que os Centros Cooperantes analisem os assuntos disponíveis na página LIS da BVS Odontologia e que indiquem ao Centro Coordenador os termos que precisam ser inseridos, para contemplar a área do membro do Comitê Consultivo Nacional de sua Unidade. Acordou-se que os Centros Cooperantes deverão indexar, sempre que possível, pelo menos três registros no LIS.
Nada mais a declarar a reunião encerrou-se e eu, Maria Cláudia Pestana, como secretária ad hoc lavrei essa ata.
São Paulo, 28 de outubro de 2010.