Ata da 4a. reunião

A quarta Reunião da Biblioteca Virtual em Odontologia realizou-se nos dias dezenove e vinte do mês de setembro de dois mil e cinco, no Centro de Convenções da Bahia, antecedendo o 7º CRICS, sob a coordenação da Diretora Técnica do SDO/FOUSP Telma de Carvalho e contou com a presença dos seguintes membros, no dia dezenove: Prof. Dr. Cassius Torres Pereira (FO/UFPR), Prof. Saul Paiva (FO/UFMG), . Bibliotecárias Sra. Cecília Isabel dos Santos (FO/UFRN), Celeste Torquato (FO/UFRJ), Tânia Deodato Silva (FOPe), Vera Regina Casari Boccato (FOB/USP), Ana Rosa dos Santos (FO/UFF), Luciana Manta Brício do Vale (ABO/RJ), Cybelle de Assumpção Fontes (FOB/USP) representando o Prof. Dr. Paulo César Rodrigues Conti, Valdete Silva Andrade (FO/UFBA), Ledir Luciana Henley de Andrade (CRO-RJ), Lúcia Maria S.V. Costa Ramos (FO/USP) e Vânia Martins B.O. Funaro (FO/USP). No dia vinte tivemos também a participação das bibliotecárias: Denise Geralda Perdigão de Castro (CRO/MG); Fátima Fernandes de Souza (UFRJ) e Ilse Stenzel de Oliveira (UFRJ). A reunião teve início com as boas-vindas aos participantes por Telma de Carvalho (FO/USP), que agradeceu a presença de todos e passou às considerações iniciais, onde enfatizou a importância do apoio político das instituições participantes do Comitê Consultivo, bem como reafirmou o compromisso dessas instituições na condução da BVS-Odontologia. Em seguida informou que o curso ministrado pela BIREME em abril de dois mil e cinco sobre a metodologia da BVS deu maior ênfase à indexação e pouco sobre a metodologia da BVS eos participantes não estão totalmente seguros para darem continuidade à inserção de dados na BVS-Odontologia. Vera solicitou um treinamento no SDO para reforçar a metodologia e Telma sugeriu que fosse elaborado um tutorial de treinamento, que seria gravado em CD-ROM e distribuído aos integrantes da rede. Na seqüência a mesma apresentou a pauta da reunião dando início às discussões. Posteriormente foi feita uma apresentação em power point, enfocando a trajetória da BVS Odontologia que pode ser localizada no endereço: http://bvs4.icml9.org/gt/odontologia/activity.php?lang=es&id=2. Destacam-se os seguintes tópicos abordados na reunião:

Fontes de Informação – para o desenvolvimento deste item farão parte do grupo as instituições participantes do SIEO.

LIS – Localizador de Informação em Odontologia – descreveu-se o projeto para o desenvolvimento do catálogo que reúne as fontes de informação em Odontologia disponíveis na Internet, em âmbito nacional, regional e internacional, tendo como objetivo contribuir para o acesso universal à informação odontológica. A metodologia de registro e recuperação de fontes do ‘Localizador de Informação em Odontologia (LIS)’ será desenvolvida e operada na Biblioteca Virtual em Odontologia. Conforme já definido na Matriz de Responsabilidades, a administração do LIS é de responsabilidade da bibliotecária Vera Regina Casari Boccato (FOB/USP), a função de editor é de responsabilidade da bibliotecária Celeste Torquato (FO/UFRJ) e os demais membros do SIEO são documentalistas. Espera-se com a implantação efetiva do LIS, obter um catálogo exaustivo dessas fontes. Para tanto é necessário:
a. desenvolvimento de critérios de seleção para o cadastramento de fontes de informação em Odontologia disponíveis na Internet;
b. capacitação dos profissionais responsáveis pelo ingresso do registro no LIS;
c. operação regular e atualização do LIS-Odontologia;
d. definição da forma de comunicação que será utilizada entre as instituições participantes.
O Comitê deverá analisar os endereços eletrônicos .net e .com para analisar se devem entrar como links para a BVS.
Prof. Saul menciona a necessidade de se verificar a parte jurídica da BVS em relação à inclusão de sites e outros links que podem ser úteis para o público.
Prof. Cassius sugere também um espaço para “casos clínicos” na BVS Odontologia.

Desenvolvimento e atualização da terminologia em Odontologia
Como o DeCS na área de Odontologia está desatualizado faz-se necessário contribuir para o desenvolvimento de terminologia atualizada para a inclusão de novos termos no MeSH e conseqüentemente no DeCS. Portanto a colaboração do SIEO e de especialistas nas áreas é de suma importância.

Revistas eletrônicas de textos completos em odontologia
Para os editores científicos que disponibilizam os artigos online, será proposto, na próxima Reunião de Editores Científicos que se realizará em novembro/05, em Belo Horizonte, que utilizem a metodologia Scielo a fim de que possam obter dados bibliométricos de uso da coleção. Como exemplo Telma citou a base Pepsic (base de revistas nacionais na BVS-Psicologia), que disponibiliza texto completo de títulos de revistas nacionais que não estão contempladas no site Scielo, utilizando, porém, a metodologia Scielo.

Programa de capacitação para operacionalização da Biblioteca Virtual em Odontologia
O SDO, como multiplicador da BIREME, deverá elaborar para os bibliotecários do SIEO um treinamento específico tendo por objetivo a formação da equipe responsável pela elaboração, implantação e manutenção da BVS-Odontologia. A equipe contará com o apoio de profissionais das instituições que fazem parte do Comitê Consultivo Nacional. Como mencionado anteriormente, pretende-se, a princípio, utilizar o CD-ROM para essa finalidade, a fim de evitar novamente o deslocamento de pessoas. Sugeriu-se também a utilização de novas tecnologias de comunicação, via Internet, como o software Skype, MSN ou outros similares para a troca de informações entre os participantes do SIEO, evitando-se o alto custo de ligações telefônicas e a necessidade de deslocamento de pessoas.

Matriz de Responsabilidades
O Prof. Cassius sugere que haja um espaço para análise da BVS a exemplo da Unifesp. Telma menciona que na área Sobre a BVS estão disponíveis todos os documentos já criados, inclusive a definição das responsabilidades de cada centro, na matriz de responsabilidades. Comenta que a necessidade agora é de incrementar a atuação de cada bibliotecário neste contexto. Lúcia solicita que todos os membros envolvidos realmente cumpram o seu papel conforme o que foi definido na Matriz de Responsabilidades e que, na impossibilidade do cumprimento do compromisso, que o Centro Coordenador seja avisado para que possa verificar quem poderia realizar a tarefa. Em continuidade à reunião discutiu-se sobre os projetos propostos para a BVS-Odontologia centrando-se nas ações futuras que devem ser decididas pelo Comitê Consultivo como:

Planejamento e identificação de áreas temáticas
Sem a definição das áreas, a coleta de dados para o LIS torna-se impraticável. É necessário definir os temas de interesse para a área de odontologia. Foi sugerido, pelo Prof. Cassius que cada representante do Comitê Consultivo encaminhe para a biblioteca de sua unidade termos de sua área de atuação. O Prof. Cassius propõe que a Telma determine uma data fatal ao Comitê Consultivo para que os mesmos sejam enviados. Ele sente a necessidade de que o Comitê Consultivo se amplie ou se formem grupos de apoio para essa finalidade. Sugeriu ainda, que na área de Temas, sejam contempladas todas as áreas dentro da Odontologia, inclusive com informações para leigos, visto que a BVS não contemplará somente os profissionais e pesquisadores, mas também outras camadas da sociedade. Prof. Saul afirma a necessidade de se enviar um ofício para cada membro do Comitê explicando a importância da área temática antes de solicitar sugestões para esta seção. A bibliotecária Vera Boccato sugeriu a inclusão de temas para o dentista clínico.

Plano de divulgação da BVS Odontologia
No evento da ABO-RJ, ocorrido em julho/2005, a bibliotecária Telma teve a oportunidade de apresentar uma palestra sobre o projeto da construção da Biblioteca Virtual em Odontologia, a convite da organizadora do encontro, a bibliotecária Luciana Manta. Durante a 22ª. Reunião Anual da SBPqO, ocorrida em setembro/2005, divulgou novamente o projeto. Como fruto da divulgação da BVS-Odontologia na 22ª. Reunião da SBPqO, Telma comentou que recebeu a visita de um representante da Editora Santos interessado em fazer uma parceria com a BVS. Analisou-se como a referida editora poderia participar, comentando que a Editora Santos já disponibiliza os Cadernos Clínicos on line e alguns artigos de periódicos. Apesar desta manifestação de interesse específica, ainda se faz necessária a formulação e implantação de um plano de divulgação massivo objetivando a integração da equipe e a disseminação da BVS-Odontologia entre a comunidade para atingir as diversas camadas da sociedade como:

– autoridades e agências de financiamento;
– profissionais da área de odontologia federal, estadual e municipal;
– dirigentes e membros de sociedades, associações e sindicatos;
– pesquisadores, professores e estudantes em geral;
– público em geral.

A ampla divulgação da BVS-Odontologia só será realizada após o incremento de suas áreas temáticas. Telma enfatiza a necessidade de se avançar na entrada de conteúdos na BVS-Odontologia para que a BIREME possa certificá-la, pois após esta certificação pode-se pensar em um lançamento nacional contando com a participação de instituições representativas da área.

Termos de compromisso

Telma informou que a BIREME não mais assinará os termos de compromisso dos convênios firmados junto aos participantes da Rede BVS, por determinação da OMS. Cada BV deverá propor o seu modelo de termo, a ser renovado a cada dois anos e a BIREME poderá assinar somente como Testemunha. A bibliotecária Norma, da UFRGS, comenta que este procedimento da BIREME poderá gerar algum problema no âmbito das universidades, pois em algumas Faculdades, principalmente nas Federais, a assinatura dos termos é feita pela Reitoria. Prof. Saul sugere que o termo convênio seja substituído por parceria ou algo equivalente para que toda a Rede possa assinar seus acordos sem precisar passar, necessariamente, pelos órgãos superiores. Telma comentou o exemplo da BVS-Psicologia em relação à assinatura de convênios, que está no momento sob a responsabilidade do CFP (Conselho Federal de Psicologia). Prof. Cassius sugeriu que fosse consultada a SBPqO para que a instituição pudesse ser a responsável pelas assinaturas dos termos/convênios. Telma verificará a possibilidade junto aos responsáveis pela SBPqO. Em continuidade à discussão o Prof. Cassius mencionou que também poderia verificar junto à UFPR se poderiam ser responsáveis pela assinatura por um período, já que esta responsabilidade deveria ter uma rotatividade entre os participantes, por exemplo, a cada dois anos. Telma comenta que talvez valesse a pena aumentar este prazo, pois muitas vezes os termos não retornam ao Centro Coordenador neste período. A bibliotecária Cláudia Guzzo, da BIREME, participou em vários momentos da reunião do GT Odontologia fornecendo informações esclarecedoras para o público ali presente, tanto em aspectos relacionados à operacionalização da BV como em relação à parte técnica do projeto em si. Ficou de verificar como as outras BVS estão trabalhando em relação àa assinatura dos acordos e se há, em alguma delas, uma entidade responsável por esta reunião de assinaturas entre os envolvidos no processo. Finalizando a reunião no dia vinte de setembro foi elaborada, no período da manhã, a Relatoria da Reunião do GT Odontologia, que foi apresentada no período da tarde, na plenária da 4ª. Reunião de Coordenação Regional da BVS, pelo Prof. Saul Martins de Paiva. A apresentação pode ser encontrada no seguinte endereço: http://bvs4.icml9.org/gt/odontologia/activity.php?lang=es&id=8.

Nada mais havendo a tratar, a bibliotecária Telma deu por encerrada a reunião, agradecendo a presença de todos.