Aprovado Projeto CRAI (Centro de Recursos de Aprendizagem e Investigação) – FOUSP

Conciliar ensino e pesquisa é um dos objetivos da Universidade e implica em transmitir conhecimentos que contribuam para a evolução da ciência e a formação de seus alunos, preparando-os cada qual com sua especialidade, para o bom exercício da cidadania.

Notamos que, para o alcance desse objetivo, seria necessário agregar em um mesmo espaço tanto laboratórios quanto bibliotecas; fornecendo assim um espaço para experimentações que pudessem utilizar de forma ágil e inteligente, todo o conhecimento organizado e acumulado pela instituição na figura da Biblioteca. Para tanto, a equipe do SDO, representada pela Drª Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa Ramos (chefe-técnica do SDO), Esp. Robson Brandão e Ms. Runebildo Oliveira da Costa, juntamente com os docentes Prof. Dr. Moacyr Domingos Novelli, Profª Drª Luciana Correa, Profª Drª Mary Caroline Skelton-Macedo, Prof. Dr. Celso M. Furukawa (Depto de Mecatrônica da Poli-USP), Prof. Dr. Oswaldo Crivello Junior e a estagiária Drª Mayra Torres Vasques, elaboraram o conceito do Centro de Recursos para o Aprendizado e Investigação (CRAI), instalando o projeto modelo na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, denominado “CRAI-FOUSP”.

MAS O QUE SÃO OS CRAIs?

Os CRAIs (Centro de Recursos de Aprendizagem e Investigação) são espaços criados junto às bibliotecas, onde são disponibilizados recursos tecnológicos aos usuários, para facilitar a investigação e a experimentação de assuntos oriundos do imaginário científico. Os CRAIs têm por objetivo descobrir e desenvolver novos métodos para o ensino e a pesquisa das mais diversas áreas do conhecimento, disponibilizando para isso laboratórios experimentais destinados ao desenvolvimento de atividades práticas paralelas às atividades curriculares já existentes. Os CRAIs devem ser acessados livremente pelos alunos de graduação, a fim de despertar o raciocínio científico através da interação com professores e pesquisadores, constituindo um centro de produção científica gerada pela atividade didática.

CRAI-FOUSP

No momento, o CRAI-FOUSP localiza-se nas dependências da Biblioteca da FOUSP, ocupando duas salas adaptadas para atender as necessidades básicas requeridas pela nova proposta de ensino, ou seja, integrar biblioteca com laboratórios experimentais de projetos criativos elaborados por alunos de graduação.

Em uma delas, foram instalados computadores ligados por uma rede dedicada LAN (Local Area Network) às impressoras convencionais e 3D. Na outra sala, também interligada em rede, estão disponíveis lupas estereoscópicas, câmeras digitais, tela interativa de projeção e material para prototipagem, tais como cera para escultura, materiais sintéticos e metálicos, massa de modelar, scanners, e alguns instrumentos auxiliares à modelagem.

Importante observar, que esses espaços são livres e permitem a introdução de aparatos que sejam necessários para a experimentação criativa do aluno. Quaisquer que sejam as atividades a serem desenvolvidas nas “salas laboratórios”, são precedidas por informações protocoladas a fim de guiar o aluno em suas descobertas científicas. Todos os parâmetros e resultados são registrados e analisados para posterior avaliação e validação do método utilizado na investigação, tanto no âmbito da experimentação, quanto da documentação científica utilizada.

Apesar de ainda acanhadas, nas instalações do CRAI-FOUSP foram possíveis a ministração de diversos cursos, desenvolvimento de diversos projetos, entre eles os mais relevantes foram os de “Inteligência Artifical” e de “Prototipagem 3D”.

Durante esses 6 anos de existência, acolhemos alunos em número suficiente para atestar a eficiência pedagógica do método e reconhecer a necessidade da ampliação das instalações, a fim de abrigarmos a totalidade de alunos da faculdade em um novo espaço, mantendo-se as mesmas características operacionais atuais e disponibilizando uma nova gama de tecnologias.

EXEMPLO DE PROJETO DESENVOLVIDO NO CRAI-FOUSP

Como exemplo, apresentamos a seguir um projeto desenvolvido dentro do ambiente do CRAI-FOUSP por nosso colaborador, Esp. Robson Brandão:

A Biblioteca está desenvolvendo um sistema de inteligência artificial para trabalhar em textos e imagens com uso de serviços cognitivos.

O projeto tem 4 pilares:

  1. Mineração de teses de doutorado para descoberta de inovações;
  2. Análise de imagens com visão computacional atuando com detecção facial, banco de imagens e reconhecimento visual personalizado para uso em odontologia;

Assistente virtual com suporte ao banco de perguntas frequentes usando linguagem natural (NLP), reconhecimento vocal de idiomas e tradução. A conversa com o BOT pode ser analisada detectando sentimentos e frases-chaves. (futuro)

Uma blockchain para permitir o acesso às imagens de tratamentos para pesquisa, sem a identificação dos pacientes usando identidade (futuro)

APROVADO PROJETO CRAI-FOUSP

 Uma vez constatada a eficiência do modelo mencionado de ensino/aprendizado, e com a aprovação do projeto pelos órgãos competentes da Reitoria da USP em 9 de março de 2021. Dá-se agora início às obras para construção de um espaço mais amplo e adequado para o desenvolvimento desse projeto. Aproveitamos o ensejo para agradecer toda a colaboração e apoio dados pela diretoria da FOUSP, atualmente representada na figura do Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha.

Com obras previstas para término em outubro de 2021, o novo prédio do CRAI- FOUSP será dividido em três laboratórios integrados fisicamente, adequados às práticas de moldagem e modelagem experimentais nas áreas básicas e aplicadas (laboratório “molhado”), à busca e construção da informação digital (laboratório “seco”) e à formação de banco de dados de modelos didático-científicos (laboratório de “produção”). Essa estrutura permitirá acomodar grupos de 32 alunos monitorados por 3 a 8 professores de diferentes anos e disciplinas, com intuito de desenvolver pesquisas que instiguem a curiosidade e a construção do raciocínio científico. As metas incluem a integração multidisciplinar dos professores dos sete Departamentos da FOUSP em atividades práticas e experimentais, a integração entre os alunos dos 10-12 semestres da FOUSP e o aumento da produção intelectual dos docentes da FOUSP, tanto científica quanto didática.

Esse espaço também abrigará a disciplina de “Habilidades Manuais”, que possui, na sua ementa, o objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades manuais do aluno atreladas à criatividade inovadora para o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas aos tratamentos odontológicos, bem como trabalhar com simuladores e simulações.

Este cenário será acrescido às atividades da Biblioteca, o que caracteriza uma inversão do fluxo de informações tradicional. Isso significa que o serviço de busca e registro das informações, atuará também no processo de interações de dados e textos disponíveis aos seus usuários, aumentando e diversificando seu fluxo de atuação junto à comunidade acadêmica e científica. Esse novo conjunto de ações gerará sugestões de inovação em ampla gama de setores (técnica, pedagógica, científica e outras), principalmente aos que pretendem defender teses. Dados acumulados e catalogados nos acervos da USP, seriam analisados nas formas de dados indexados (“data mining”) e dados não indexados (“text mining”), sugerindo possíveis inovações.

A construção está localizada no prédio central da FOUSP, entre o bloco da biblioteca e o da administração, onde atualmente abriga um jardim de aproximadamente 500 metros quadrados, o qual será preservado.

Nesse espaço, os alunos serão estimulados ao desenvolvimento de tecnologias inventivas em parceria com os alunos de outras unidades da USP, tendo como desafio, pensar a Odontologia do futuro.

 

Texto: Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa Ramos

Colaboradores: Robson Brandão e Jônatas Pontes

Mais informações com Dra. Lúcia Maria S. V. Costa Ramos: SDO-FOUSP (ferpau@usp.br); Especialista Robson Brandão: SDO-FOUSP (robsonb@usp.br); Técnico de Informática Jônatas Pontes: SDO-FOUSP (joe.rp@usp.br).

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