Acta de la 2a. reunión

Ata da 2ª (segunda) reunião de coordenação do projeto Biblioteca Virtual em Saúde da Biblioteca Virtual em Odontologia

Realizada em primeiro de setembro de 2003, às 14:00h., no Hotel Vacance, em Águas de Lindóia, estando presentes: Prof. Dr. Ângelo Roncalli (UFRN – representado), Prof. Dr. Cassiano Rösing (UFRGS), Prof. Dr. Cassius Torres Pereira (UFPR), Profª Drª Esther Goldenberg Birman (FOUSP), Prof. Dr. Fernando Ricardo Xavier da Silveira (SBPqO), Prof. Dr. José Luiz Lage Marques (SBPqO), Prof. Dr. José Luiz Figueiredo (UFMS), Profª Drª Kikuko Otsuki (APCD, representando o Dr. Antonio Salazar Fonseca), Srª Lúcia Maria S. V. Costa Ramos (SDO-FOUSP), Prof. Dr. Marcos A. Japiassú Resende Montes (FOP-UPE), Srª Maria Imaculada Cardoso Sampaio (IP-USP), Profª Drª Maria Luiza Arantes Frigério (FOUSP), Srª Miriam Piazza (BIREME), Prof. Dr. Paulo Conti (FOB-USP), Prof. Dr. Sérgio Sualdini Nogueira (UNESP-FOAr), Srª Telma de Carvalho (SDO-FOUSP) e Prof. Dr. Wellington Correa Jansen (UFMG).

A Sra. Telma de Carvalho, coordenadora do Sistema de Informação Especializado em Odontologia (SIEO) fez a abertura da reunião, agradecendo a presença de todos e passou, a seguir, a palavra para a Sra. Miriam Piazza (BIREME) que fez uma explanação sobre a construção da BVS a partir da Biblioteca Virtual em Adolescência (BVS Adolec). Apresentou um “draft” do que pode ser a BVS-Odontologia, enfocando que a mesma será assistida por um comitê Consultivo Nacional para a definição de seu conteúdo.

Questionada pelos participantes da reunião sobre os gastos que poderiam surgir com a implantação da BVS-Odontologia, esclareceu que a princípio não teríamos gastos, mas, com a evolução dos serviços e a capacitação das pessoas, estes poderiam ocorrer. Como sugestão, informou que a BVS-Odontologia poderia iniciar sua proposta pelas Fontes de Informação, Bases de Dados Bibliográficos etc., mas acrescentou que a decisão de por onde começar compete ao Comitê.

Dando continuidade à reunião, a Sra. Maria Imaculada Cardoso Sampaio, do Instituto de Psicologia da USP, fez a apresentação da Biblioteca Virtual em Psicologia (BVS-Psi), informando que a mesma é um espaço cultural da biblioteca brasileira nesta área e é arbitrada pelo Comitê Consultivo Nacional da BVS-Psi, que tem por função representar a BVS-Psi e responsabilizar-se por seu conteúdo avaliando e certificando os conteúdos a serem integrados ou referenciados; promover a discussão de responsabilidades e dos recursos disponíveis, o nível de participação e colaboração do Comitê com a Rede de bibliotecas da área de psicologia. Ainda quanto ao nível de participação e colaboração do Comitê. Comunicou que a BIREME também faz parte do Comitê Consultivo.

A estrutura da BVS-Psi também foi apresentada. A Srª Maria Imaculada informou que a coordenação da BVS-Psi fica a cargo da biblioteca do Instituto de Psicologia da USP, tendo, na parte operacional, um bibliotecário e um analista de sistemas contratados pelo Fórum de Entidades. A Sra. Maria Imaculada continua a apresentação dos serviços oferecidos pela BVS-Psi, como as fontes de informações especializadas especialmente desenvolvidas para o profissional da psicologia, além de textos completos de periódicos, livros, legislação na área etc.

A biblioteca do Instituto de Psicologia da USP centraliza as ações da área de psicologia quanto ao controle bibliográfico da literatura de psicologia disponível nas bibliotecas da Rede para cadastramento nas bases de dados. Em continuidade à apresentação, fornece endereço eletrônico da BVS-Psi www.bvs_psi.org.br e salienta que é uma rede de cooperação formada por bibliotecas que dão suporte aos cursos de psicologia tendo com o objetivo principal operar de forma integrada. Finaliza sua apresentação informando que desde o lançamento, em maio de 2001 não foi preciso investimento financeiro, mas, com o decorrer do tempo e o crescimento dos serviços houve a necessidade de contratação de pessoal que foi assumido pelo Fórum das Entidades.

Após a apresentação da BVS-Psi, Telma abre espaço para a discussão sobre a constituição do Comitê da BVS-Odontologia. Sugeriu-se, durante a reunião, que a SBPqO tivesse, na área da Odontologia, papel semelhante ao Fórum de entidades da BVS-Psi. Após discussões sobre seus integrantes, o Comitê foi oficialmente constituído em 01 de setembro de 2003, com os representantes dos centros cooperantes do Sistema de Informação Especializado em Odontologia (SIEO), o SDO, a SBPqO e a FOUSP. Decidiu-se iniciar as atividades da BVS-Odontologia pelas fontes de informação. Telma ficou de verificar junto a BIREME os próximos passos para repassá-los aos senhores membros do Comitê da BVS-Odonto Brasil.

A reunião encerrou-se às 16:00 horas e esta ata após lida e aprovada deverá ser assinada por todos. Eu, Lúcia Maria S. V. Costa Ramos, Supervisora Técnica do Serviço de Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da USP, lavrei a presente ata.